Cemaden mantém alerta em sete cidades do Vale e Litoral por causa da chuva constante; veja cidades
03/02/2025
Riscos apontados pelo órgão são para possíveis alagamentos e deslizamentos de terra. Cemaden mantém alerta em sete cidades do Vale e Litoral por causa da chuva constante
Reprodução
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantém na manhã desta segunda-feira (3) o alerta para risco de deslizamentos de terra e alagamentos em ao menos sete cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.
O alerta segue ativo por causa das chuvas constantes nas cidades de Aparecida, Atibaia, Campos do Jordão, Ilhabela, São José dos Campos, São Sebastião e Ubatuba. O nível do alerta é moderado em todas as cidades da região.
Defesa civil monitora chuvas no Litoral Norte
Depois de um fim de semana chuvoso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também renovou, no domingo (2), o alerta para a possibilidade de novas tempestades e ventos fortes em toda a região do Vale do Paraíba.
O alerta vale pelo menos até a noite desta segunda-feira (3), mas pode ser renovado novamente se a previsão indicar o risco de mais chuvas intensas.
O alerta do instituto para o risco de chuvas fortes na região começou na última quinta-feira (30), por conta da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) na região - entenda aqui o que é o fenômeno.
No período do alerta, há chance de chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda o risco de ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h.
As 46 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região bragantina foram classificadas pelo instituto como laranja no grau de risco, grau intermediário de risco.
🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo
Confira alguma orientações:
Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
Observe alteração nas encostas.
Permaneça em local abrigado.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil - pelo número 199 - e o Corpo de Bombeiros - pelo 193.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região