Após paralisação, Prefeitura de Jacareí afirma que fez repasse de verba para empresa responsável pela coleta de lixo; entenda
02/12/2024
Trabalhadores da empresa terceirizada responsável pela coleta de lixo na cidade iniciaram uma paralisação nesta segunda-feira (2), após não receberem a primeira parcela do 13º salário e outros benefícios. Ainda não há previsão para a retomada do serviço de coleta. Cerca de 40 bairros de Jacareí registram acúmulos de lixo após paralisação de coletores
Reprodução/TV Vanguarda
Após os coletores de lixo de Jacareí (SP) entrarem em greve nesta segunda-feira (2), a Prefeitura da cidade informou, no final da tarde, que efetuou o repasse da verba para a empresa responsável pela coleta de lixo. Ainda não há informações se os trabalhadores receberam os pagamentos. Também não há previsão de quando a paralisação deve acabar.
Cerca de 40 bairros de Jacareí não tiveram coleta de lixo nesta segunda-feira (2). A falta da coleta acontece devido à paralisação realizada pelos trabalhadores na manhã desta segunda. Eles reivindicam o pagamento de benefícios que deveriam ter sido pagos (entenda mais abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Por meio de nota, a Prefeitura de Jacareí informou que "fez o repasse para Ambiental realizar o pagamento do 13º salário, vale-alimentação e plano de saúde dos funcionários".
Ainda segundo a prefeitura, "a empresa já está em negociação junto ao sindicato para encerrar a paralisação e retomar os serviços de coleta de lixo e zeladoria o quanto antes."
Até a última atualização desta reportagem, o sindicato que representa a categoria ainda não havia se manifestado sobre o pagamento e sobre a retomada dos serviços.
Cerca de 40 bairros de Jacareí registram acúmulos de lixo após paralisação de coletores
Reprodução/TV Vanguarda
Paralisação
Trabalhadores paralisaram, nesta segunda-feira (2), o serviço de coleta de lixo após a falta de pagamento de benefícios em Jacareí (SP).
De acordo com o Sindicato dos Condutores, a expectativa era que os funcionários recebessem o 13º salário até o último sábado (30) – data-limite prevista em lei para o pagamento da primeira parcela –, o que não aconteceu.
“Sexta-feira, 12h, já foi cortado o pagamento do convênio médico deles. Aí ficamos aguardando até sábado, meia-noite, o pagamento do 13º e também não caiu. Hoje [segunda-feira] é o dia de cair o ticket deles também e, até o momento, não caiu”, explicou o diretor do sindicato, Leandro Aparecido dos Santos.
Na manhã desta segunda-feira (2), os lixos colocados em frente às casas pelos moradores de bairros como Cidade Salvador e Jardim Califórnia, por exemplo, não foram coletados.
Cerca de mil funcionários, entre motoristas, coletores e varredores, que prestam serviço à empresa Ambiental, aderiram à paralisação na manhã desta segunda, após a realização de uma assembleia em frente à empresa.
Ao todo, cerca de 40 bairros estavam com a coleta prevista para esta segunda-feira – o que não aconteceu.
Os valores dos benefícios deveriam ter sido repassados pela Prefeitura de Jacareí à Ambiental. A Prefeitura confirmou que não realizou o repasse e que iria fazer o pagamento ao longo desta semana.
A reportagem tenta contato com a empresa Ambiental.
Coletores de lixo entram em greve em Jacareí
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina